Interação Social - Aluno/alunos e Aluno/professor - Durante a Formulação e Prática de Jogos e Suas Regras em Ambiente Não-formal de Ensino: Dados Preliminare
Por Braulio Rocha (Autor), Pedro José Winterstein (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta pesquisa descritiva e qualitativa, apoiada pela FAPESP, tem como objetivo
identificar e categorizar as interações sociais que ocorrem no processo de
formulação de jogos e suas regras. A pesquisa ocorre no Programa de
Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (PRODECAD),
escola de ensino não-formal, localizada no campus da Unicamp. As atividades
são desenvolvidas com crianças de nove a 11 anos, terceira e quarta série do
primeiro ciclo, devidamente autorizadas pelos responsáveis. São oferecidas
propostas de jogos, passíveis de serem usados em aulas de Educação Física,
durante o horário em que a instituição reserva espaço para atividades simultâneas
e de escolha espontânea dos alunos. As atividades são conduzidas conforme a
concepção aberta de ensino, para propiciar debates e modificações das regras
e formas de praticar o jogo entre os alunos. É neste ambiente de confronto e
aceitação que as interações sociais são observadas, sendo estas entendidas como
processo entre a ação do indivíduo, reação do outro ou grupo e a expressão da
interpretação do indivíduo as suas ações mediadas pelo meio social que o cerca.
Este trabalho busca elementos da teoria de Vigotski onde o desenvolvimento
humano é impulsionado pelo meio ambiente e experiências sociais, o que
justifica este estudo das interações entre indivíduos. Este fragmento da pesquisa
aborda a análise preliminar de cinco dias de atividades, que correspondem ao
Projeto Piloto desta pesquisa de mestrado. As atividades de campo foram
gravadas em câmera digital e em seguida transcritas, levando em conta gestos,
falas e contexto em que ocorriam as situações de interação. Desta forma, a
transcrição assume também papel de diário de campo, uma vez que a
objetividade da imagem gravada foi complementada pela subjetividade do olho
do pesquisador em campo. Sendo realizadas as transcrições, o passo seguinte é
o de analisá-las em busca de indícios de interações sociais, interpretações dos
indivíduos das reações do meio social às suas ações. As interações identificadas
serão então categorizadas. Algumas categorias de interações esperadas são:
coação, liderança, agressão e outras. O Projeto Piloto, aqui exposto, mostra
que as interações sociais no ambiente educacional podem ser identificadas e
categorizadas, o que auxilia os educadores a compreender os alunos e suas
ações, em ambiente social.