Interação social e similaridade percebida investigando sua relação com cocriação de valor e lealdade de frequentadores de academias crossfit
Por Rômulo Benício Lucena Filho (Autor), Edvan Cruz Aguiar (Autor), Claúdia de Sá Lemos (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 13, n 1, 2024.
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a influência da interação social, representada pelos outros clientes, e da similaridade percebida na cocriação de valor e lealdade do consumidor em academias de CrossFit em Campina Grande, Paraíba.
Metodologia/abordagem: Foi utilizada uma pesquisa survey com uma amostra constituída por 160 clientes, que envolveu o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Originalidade/ Relevância: Este estudo aborda a influência da dimensão social, representada pela presença de outros clientes, e da similaridade percebida na cocriação de valor em academias de CrossFit. Esses fatores podem melhorar a experiência do serviço e aumentar a competitividade das academias por meio da lealdade dos consumidores.
Principais resultados: Os resultados indicaram uma relação significativa entre a interação social e a cocriação de valor, indicando que a interação entre os clientes e a academia é um fator importante para a cocriação. Isso ocorre porque a interação social gera engajamento e troca de experiências, o que influencia a percepção de valor do serviço pelos clientes, assim como sua influência na lealdade dos consumidores das academias de CrossFit em Campina Grande, Paraíba.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para o conhecimento sobre o impacto da interação social e da similaridade percebida na cocriação de valor e lealdade do consumidor em academias de CrossFit. Os resultados destacam a importância de promover interações sociais entre os clientes para melhorar a experiência do serviço e fortalecer a lealdade dos consumidores. Essas descobertas podem ser úteis para as academias de CrossFit e para outros serviços de saúde e bem-estar na busca por estratégias de fidelização dos clientes. Além disso, o estudo amplia o conhecimento sobre o impacto da presença de outras pessoas nas respostas do consumidor.