Interação Social Entre Estudantes com e Sem Deficiência em Práticas Artísticas e Musicais
Por Priscila Queiroz Messias (Autor), Pâmela Silva Rocha (Autor), Denise Andrade de Freitas Martins (Autor).
Em VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Este artigo compartilha resultados de pesquisa e propõe reflexões acerca do processo de interação social entre estudantes com e sem deficiência, na realização de práticas artísticas e musicais constantes das atividades de projetos de pesquisa e extensão. O referencial teórico sustenta-se em três pontos centrais: o contato com o diferente e os processos discriminatórios; aprendizagem através de novas experiências; e a “diferença” na infância. A metodologia de pesquisa constou da análise de 11 diários de campo (análise de conteúdo), de onde emergiram 2 categorias: 1) Resistência à experiência e 2) Elaboração através da interação. Como resultados, as práticas artísticas e musicais se revelaram um campo fértil na melhoria da comunicação e no relacionamento dos estudantes (com e sem deficiência), mesmo em face de alguma resistência