Interações Sociais de Crianças com Deficiência: Peculiaridades do Conceito Halliwick
Por Beatriz Dittrich Schmitt (Autor), Giandra Anceski Bataglion (Autor), Angela Teresinha Zuchetto (Autor), John Peter Nasser (Autor).
Em Kinesis v. 33, n 1, 2015. Da página 1 a 16
Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever as interações sociais de crianças com deficiênciaem aula utilizando Halliwick. Participaram cinco crianças (nadadores) e nove adultos(auxiliares). A aula foi filmada e as interações sociais foram categorizadas: nadadornadadorou nadador-assistente. Ocorreram 26 interações entre nadador-nadador e 153entre nadador-auxiliar. Houve maior quantidade de interações entre os nadadores eauxiliares devido a falta de independência das crianças na água e conseqüentenecessidade de auxílio. Conclui-se que as características do conceito Halliwickinfluenciaram as interações uma vez que ele prevê constante contato entre os envolvidospermitindo o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade.