Interdisciplinaridade nas Aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Por Loedilza Milicia da Silva (Autor), Luiz Augusto Passos (Autor).
Resumo
Introdução: As práticas interdisciplinares na escola são importantes para as aulas de Educação Física, possibilitando a construção de um espaço cuja aprendizagem seja realmente significativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabemos que há desistência no meio do percurso e um dos motivos está relacionado à dupla jornada realizadas pelos estudantes, trabalho e estudo, fazendo com que não queiram realizar esforço físico. Objetivo: Reduzir as faltas dos estudantes da EJA nas aulas de Educação Física, uma vez que por diversos motivos acabam ocorrendo evasão escolar. Metodologia: A Escola Municipal Marechal Candido Mariano da Silva Rondon - CuiabáMT, buscou conscientizar seus estudantes sobre a importância da prática de atividades físicas como meio de promoção de saúde e bem-estar. Buscamos subsídios em livros, de modo que compreendêssemos como se dá esse processo fenomenológico, associada a Construção Compartilhada de Conhecimentos, que é um método apresentado na Política Nacional de Educação Popular, cuja base se concentra na dialogisidade onde retrata que a educação ocorre “com o outro e não para o outro”. Como estratégia foram utilizados os conteúdos de Jogos, Danças Circulares e finalizamos com Peças Teatrais. Os estudos foram baseados nos autores Gonzáles e Fraga 2012), além de Freire (1987). Resultado: Como resultado obtivemos uma melhora significativa no ensino aprendizagem dos estudantes, além da diminuição das faltas e evasão escolar. Conclusão: Apesar da redução das faltas dos estudantes durante as aulas de Educação Física, percebeu-se que é de suma importância que os profissionais desta área tenham formações específicas para tal público e ainda que este busque através de seu planejamento atividades que realmente atendam às necessidades dos estudantes da EJA.