Resumo

Atualmente o país vem envelhecendo e apresentando mudanças em diversas esferas da sociedade, desde o estilo de vida, costumes e até nos valores. Observa-se que a expectativa de vida se delonga a cada ano e a busca, tanto pela saúde, quanto por melhor qualidade de vida, se tornam uma preocupação constante na vida dos idosos, os quais, livres das obrigações de trabalho, têm seu tempo livre aumentado. Desta maneira, as conexões entre esta população e o lazer aumentam, entretanto, em alguns setores do lazer, como em relação às atividades de aventura, parece haver lacunas referentes a esse crescimento de interesse. Este estudo tem como objetivo investigar o interesse de idosos em praticar atividades de aventura no âmbito do lazer. Ele foi dividido em duas etapas, sendo a primeira relativa a uma revisão bibliográfica sobre as temáticas propostas e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, a qual contou como instrumento uma escala de interesse em praticar atividades de aventura do tipo Likert, de 01 a 10, sendo 01 equivalente a “me interessa pouquíssimo” e 10 “me interessa muitíssimo”. O instrumento foi aplicado a uma amostra aleatória, composta por 30 idosos, sendo 22 mulheres e 08 homens, com idade média de 65,7 anos, da cidade de Jales. Os dados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo e indicam que, dos 30 idosos, 28 nunca praticaram atividades de aventura, destes, 21 mulheres e 07 homens e apenas 02 já praticaram, sendo 01 mulher e 01 homem. Em relação ao interesse, de acordo com o gênero, as mulheres apresentaram uma média de 5,1 e os homens 6,5. Analisando o interesse por faixa etária, para 14 sujeitos com idade entre 60 a 64 anos, observou-se uma média de 5,7, para 11 com idade entre 65 a 69 anos, 4,6 e para 07 com idade igual ou superior a 70 anos, 3,8. Já o interesse da amostra total alcançou a média de 5,5. Ressalta-se que os 02 sujeitos que já haviam praticado as atividades de aventura, apontaram o valor 10 da escala de interesse. Notou-se que os idosos têm interesse em praticar atividades de aventura, que este é um pouco maior no público masculino, que quanto maior a idade, o interesse diminuiu e que, entre os idosos que já praticaram as atividades de aventura, esse interesse alcançou o valor máximo da escala. Diante do exposto, torna-se relevante que esta população seja levada em consideração pelas empresas do setor, que mais atividades sejam oferecidas a este público e que o mercado da aventura redimensione, tanto o olhar para com os idosos, quanto para o marketing voltado para a oferta destas atividades pelas empresas, no sentido de aumentar a adesão de idosos nestas atividades, aprimorando os aspectos que permeiam a qualidade de vida