Interfaces da promoção da saúde e da clínica ampliada na construção do cuidado centrado no usuário

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 269 - 294

Resumo

Quando fomos convidadas a escrever sobre as “Interfaces da Promoção da Saúde e da Clínica Ampliada na construção do cuidado centrado no usuário”, sentimo-nos convocadas a compartilhar o que temos trilhado desde a pesquisa construída no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP da USP, a partir da qual experimentamos um modo de construir um grupo de práticas corporais segundo uma composição com os saberes, necessidades e expectativas dos/das integrantes do grupo e em articulação com os profissionais do serviço. Nesse período, estávamos implicadas com a necessidade de problematizar a atuação do profissional de educação física no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de misturas/conexões com os saberes da Saúde Coletiva e das Ciências Humanas e Sociais e das Artes e com os princípios caros ao trabalho em saúde como a Integralidade e a Produção do Cuidado. Buscávamos construir uma pesquisa que conversasse com o que era de cada um/uma do grupo e do que era do coletivo, de modo a produzir uma pesquisa viva, aberta a todos e todas independente da idade, condição de saúde e experiências anteriores com práticas e modalidades esportivas. Nosso propósito era tecer encontros a partir de um entre que é imprevisível e processual. E foi justamente no processo, quando as demandas por diferentes tipos de cuidado aconteceram por parte dos integrantes do grupo (patologias ortopédicas, doenças crônicas e questões de saúde mental), que encontramos com o referencial da Clínica Ampliada e Compartilhada.