Resumo

As políticas educacionais brasileiras que ampliam a jornada diária escolar possibilitam o debate acerca dos fenômenos lazer e educação. Assim, este estudo investigou a interface entre Lazer e Educação no Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte, cuja proposta de tempo integral possibilita práticas do universo do lazer e objetiva proporcionar uma formação diferenciada. A investigação utilizou a abordagem do ciclo de políticas (Policy cycle approach) para entender os contextos de influência, produção de texto e prática do programa. No contexto de influência construí e analisei a trajetória de formulação da política de ampliação diária do tempo escolar, no contexto de produção de texto identifiquei e analisei as perspectivas de lazer e de educação nos documentos, e, finalmente, no contexto da prática interpretei as concepções de lazer e educação apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e execução, compreendendo os planejamentos, ações e estratégias utilizadas nas práticas de lazer, seus conteúdos e as metodologias de avaliação. A pesquisa bibliográfica buscou examinar obras e periódicos que contemplavam os termos lazer, política pública educacional e educação. A pesquisa documental baseou-se nos documentos referentes ao plano estratégico de governo, à proposta pedagógica do programa, as proposições curriculares do ensino fundamental, e publicações referentes ao Programa Escola Integrada e o Programa Mais Educação. A pesquisa de campo, por sua vez, foi constituída por um estudo de caso em uma escola localizada em região de grande vulnerabilidade social, cuja definição é feita por critérios da administração municipal. Na coleta dos dados no campo de pesquisa foi utilizada a entrevista semi-estruturada com a participação de cinco coordenadores, quatro monitores universitários e cinco agentes culturais, totalizando 14 sujeitos envolvidos no planejamento e execução das ações educativas do programa. A análise e interpretação dos conteúdos partiram da identificação das categorias: integralidade, concepção de lazer, concepção de educação, prática/ação educativa. As concepções de educação e lazer apropriadas pelo Programa Escola Integrada indicam características funcionalistas, que não são consideradas como negativas. No entanto, interpreto que não são suficientes para o desenvolvimento de uma cultura política, assentada na formação cultural. As ações educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da/na cultura, além das possibilidades de divertir e alegrar. Palavras-chave: Lazer - Educação - Política Educacional - Programa Escola Integrada

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