Resumo

A interferência contextual (IC) é definida como o efeito na aprendizagem, do grau de interferência funcional encontrado em uma situação de prática, cujas tarefas devem ser aprendidas e praticadas juntas (MAGILL & HALL, 1990). A aprendizagem feita em condições de alta IC (prática randômica) promove melhor retenção e transferência do conteúdo aprendido do que a aprendizagem feita sob baixa IC (prática em blocos). Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre a qualidade de variáveis do contexto de prática e efeito de interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras esportivas. O desenho experimental constou de três grupos de alunas de Educação Física de uma escola de 1ºe 2º graus: G1 (01 variável), G2 (02 variáveis) eG3 (03 variáveis), e dividiu-se em quatro fases (pré-teste, prática, pós-teste e testes de retenção e transferência). Dificuldades foram encontradas quanto à participação das alunas (sujeitos) de acordo com o desenho experimental proposto.