Resumo

Podo-se observar na literatura uma certa confusão entre os conceitos de interferência contextual interferência retroativa, e interferência proativa (fenômenos relacionados ao esquecimento). Por este motivo este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca destas interferências. A :inferetcia retroativa, também conhecida como transferência negativa retroativa e como inibição retroativa, pode ser explicada como a interferência causada pela aprendizagem de uma determinada habilidade na aprendizagem da habilidade critério avaliada no teste de retenção. Ou seja, é o efeito inibitório que uma habilidade tem sobre uma habilidade aprendida anteriormente. A interferência proativa, também conhecida como transferência negativa proativa, pode ser vista como a interferência causada por uma habilidade aprendida anteriormente na aprendizagem de uma outra habilidade (critério) verificada nos testes de retenção. A interferência contextual pode ser definida como a interferência causada por outras habilidades, quando as mesmas são aprendidas e praticadas juntas. Seu efeito pode ser verificado nos testes de retenção e de transferência. Os experimentos sobre interferência retroativa e interferência proativa focalizam uma determinada habilidade (taretil aitério), mostrando, em seus resultados, perda na aprendizagem desta habilidade em função da aprendizagem de outras habilidades. Os experimentos sobre interferência contextual focalizam uma ou mais habilidades, mostrando em seus resultados, melhoria na aprendizagem em função da prática aleatória destas habilidades. Conclui-se que as predições oriundas da interferência contextual são opostas àqueles das interferências retro e proativa

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