Resumo
A interferência contextual tem-se mostrado um fator importante na aquisição de habilidades motoras.Em linhas gerais,questiona-se como a pratica deve ser variada- por blocos ou randômica – e o que deve ser variado – programa motor ou parâmetro – (MAGILL& HALL, 1990).Várias pesquisas foram realizadas em laboratório com resultados inconclusivos, principalmente em relação ao que deve ser variado. A verificação dos efeitos da interferência contextual em situações próximas do real ainda é incipiente. O presente estudo teve o propósito de testar se a aquisição de habilidades numa situação real de ensino-aprendizagem seria facilitada com a pratica de diferentes programas motores de forma randômica. Utilizou-se a habilidade motora "saque" do voleibol, manipulando-se tanto o programa motor diferente tipos de saque – como parâmetros – diferentes regiões de execução do mesmo tipo de saque. Foram formados dois grupos (programa motor e parâmetros), subdivididos em outros dois (blocos e randômico), e cada sujeito realizou um total de 360 execuções durante a fase de aquisição, nas oito sessões de prática. Dois testes de transferência, o primeiro que requeria um novo programa motor e o segundo um novo parâmetro foram realizados, seguindo-se o teste de retenção. Os resultados no geral não deram sustentação à hipótese testada. Não foi detectada diferença intra-grupo na fase de aquisição, mas todos os grupos apresentaram diferença significante da oitava sessão de prática para o teste de retenção.Os resultados dos testes de transferência sugerem que a aprendizagem pode ser especifica, ou seja, quando se deseja aprender a especificação de parâmetros de uma habilidade motora deve-se varia-los durante a pratica. Da mesma forma, quando se trata de aprender novos programas motores, diferentes programas devem ser praticados. É possível que exista um nível ótimo de interferência combinando-se a variação de parâmetros e a pratica randômica. Os resultados foram inconclusivos em relação às predições teóricas da interferência contextual. As dificuldades metodológicas próprias de experimentos realizados numa situação real podem ter contribuído ,para esses resultados. Há ainda problema de consistência interna da teoria.Estas observações remetem à necessidade de um maior numero de estudos no futuro.