Resumo
A noção de interferência contextual supõe que a introdução de fontes de interferência na aprendizagem de uma tarefa se repercute de forma positiva na retenção dessa tarefa e na transferência para uma segunda tarefa relacionada, (BATTIG, 1966). Esta pesquisa tem como propósito analisar o efeito das práticas em blocos e rândomica na aquisição e retenção dos fundamentos do futebol de transferência dessas práticas para o jogo de futebol. A amostra foi composta intencionalmente de 37 escolares do sexo feminino na faixa etária de 12 a 14 anos, divididas aleatoriamente em dois grupos de prática. Um grupo de prática em blocos, constituído por 19 escolares, onde todas as tentativas de cada um dos fundamentos do futebol, condução, passes, drible e chute, era realizado, antes de passar para o fundamento seguinte. E um grupo de prática randômica, constituído por 18 escolares, onde as tentativas dos fundamentos, eram praticadas de forma intercalada, em uma seqüência pré-estabelecida por um sorteio, respeitando o critério de que cada fundamento não fosse realizado mais de duas vezes consecutivas. Ambos os grupos foram submetidos a um pré-teste; um tratamento composto de 10 aulas com 50 minutos de duração cada, onde foram desenvolvidas atividades com os fundamentos. Um teste de aquisição, imediatamente após o término da 10° aula; um teste de retenção após sete dias da realização do teste de aquisição; e um teste de transferência. Os resultados obtidos pelos grupos de prática randômica demonstraram que a aprendizagem dos fundamentos do futebol ocorreu de forma estatisticamente significativa em ambos os grupos de prática, a um nível de significância de 0,05. Porém, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, em relação a aquisição e a retenção dos fundamentos. Ocorrendo, na transferência diferença estatisticamente significativa, à nível de 0,05, apenas no fundamento do chute, onde as escolares da prática randômica apresentaram os melhores resultados.