Resumo

O estudo piloto buscou conhecer as influências da motivação extrínseca no desempenho motor de crianças escolares. De acordo com os resultados os alunos da escola municipal apresentaram maior motivação para as aulas de Educação Física, porém o desempenho motor geral foi substancialmente inferior aos alunos do colégio particular que participavam de atividades extra-classe. Smith (1994) afirma que: uma pessoa para atingir uma boa performance necessita estar motivada para trabalhar estas diferentes habilidades.

Porque os alunos da escola pública apresentaram maior motivação para as aulas de Educação Física, mesmo a escola oferecendo poucos recursos? O que os esta motivando? Porque os alunos da escola particular estão menos motivados para as aulas de Educação Física, no entanto, participam de atividades extra-classe? Com que objetivo estas crianças buscam participar ou não de uma atividade extra-classe? Estas atividades extra-classe são formais ou informais na escola ou fora dela? Qual a relação existente entre a participação em atividade extra-classe e o desempenho motor apresentado no Teste de Proficiência de Bruinniks Oseretsky - BOT.

Estas são algumas questões que serão investigadas no estudo a ser realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, RGS. Para tal será utilizada uma metodologia quantitativa na análise das restrições do organismo (verificada através do BOT na sua forma curta, incluindo a avaliação antropométrica). Os aspectos motivacionais intrínsecos serão levantados a partir de um questionário para o aluno. Uma análise multifatorial será realizada a partir do cruzamento entre o tipo de atividade extra-classe (formal ou informal realizado na escola ou fora dela) com o desempenho motor apresentado no BOT, medidas antropométricas do aluno e o fator intrínseco motivacional que o levou a participar desta atividade.