Interpretação Metabólica dos Parâmetros Ventilatórios Obtidos Durante Um Teste de Esforço Máximo e Sua Aplicabilidade no Esporte
Por Thiago Fernando Lourenço (Autor), Lucas Samuel Tessutti (Autor), Luis Eduardo Barreto Martins (Autor), René Brenzikofer (Autor), Denise Vaz Macedo (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 9, n 3, 2007. Da página 303 a -
Resumo
A determinação das velocidades atingidas no limiar ventilatório (LV), ponto de compensação respiratório (PCR) e consumo máximo de O2 (VO2max) através de um teste de esforço máximo, é uma ferramenta importante para a aplicação de intensidades de treinamento específicas e individualizadas. Mas para poder interpretar os dados de uma forma abrangente, também é importante o entendimento das respostas metabólicas presentes no ajuste dos sistemas de transporte e utilização de O2 e produção de CO2 durante a realização do teste. Esta revisão apresenta um panorama das respostas metabólicas que acontecem durante a realização de um teste de esforço máximo hipotético, e a aplicabilidade dos valores obtidos no treinamento de atletas.