Interseccionalidade e Educação Física Escolar: a subjetivação da inter-relação dos marcadores sociais das diferenças no componente curricular
Por André Luis do Nascimento Mont Alverne (Autor), Leandro Teofilo de Brito (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 46, n 1, 2024.
Resumo
Este texto objetivou evidenciar como a interseccionalidade se organiza e se torna uma possibilidade dentro das práticas político-pedagógicas de professoras de Educação Física Escolar. Realizamos um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Selecionamos duas professoras de Educação Física por meio da amostragem típica intencional. Utilizamos o instrumento de entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os dados nos permitiram identificar a interseccionalidade como uma ferramenta analítico-política potente para os projetos político-pedagógicos de docentes de Educação Física, colocando-a como uma possibilidade de resistência nas aulas, por meio dos conhecimentos atribuídos pelas nuances da vida real.