Resumo

O objetivo do estudo foi compreender a percepção de universitários de educação física sobre os benefícios da prática de jogos virtuais eletrônicos com sensores de movimentos. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, de série de casos. Participaram 09 universitários, de ambos os sexos, idades entre 20 a 26 anos (22,7±1,7 anos) do Curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB. A amostra se dividiu em 02 grupos: G1 formado por 03 sujeitos com experiência anterior com jogos virtuais ativos (exergames); e G2 composto por 06 sujeitos sem nenhuma experiência. O instrumento da pesquisa teve natureza qualitativa constando de entrevista guiada por roteiro estruturado com cinco questões que versavam sobre a percepção em relação à compreensão dos benefícios da prática de exergames, nível de satisfação com as sessões de jogos virtuais e utilização deste tipo de tecnologia como possibilidade de intervenção profissional. Resultados: Os universitários apresentaram uma percepção de que o uso de novas tecnologias pode se estabelecer como uma possibilidade paralela podendo ser associada à prática de atividade física não virtual, sendo relevante para a diminuição de comportamentos sedentários. A percepção dos benefícios dos jogos eletrônicos ativos foi mais evidente no grupo sem experiências anteriores (G2) em relação aos seus pares (G1). Em relação ao nível de satisfação dos dois grupos com a intervenção proposta foi demonstrada uma percepção de bem-estar. Conclusão: Novos estudos são sugeridos envolvendo diferentes protocolos de intervenção com jogos virtuais eletrônicos ativos visando um melhor entendimento sobre os benefícios das novas tecnologias na área da saúde.

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