Intervenção do Profissional de Educação Física: Formação, Perfil e Competências Para Atuar no Programa Academia da Saúde
Por Flávio Renato Barros da Guardai (Autor), Rafaela Niels da Silva (Autor), José Luiz do Amaral Correia de Araújo Júnior (Autor), Maria Imaculada de Fátima Freitas (Autor), Pedro Miguel dos Santos Neto (Autor).
Em Revista Pan-amazônica de Saúde v. 5, n 4, 2014. Da página 63 a 74
Resumo
A inserção do profissional de Educação Física (PEF) no Sistema Único de Saúde (SUS) evidencia-se nas políticas e programas que possibilitam e demandam sua atuação. Nesse contexto, o presente estudo visou discutir aspectos relativos à formação, perfil e competências para a intervenção do PEF no âmbito do SUS, em especial no Programa Academia da Saúde (PAS), considerando a contribuição de diversos autores brasileiros quanto ao ensino ou à prática em Educação Física. Esta revisão da literatura analisou estudos produzidos no Brasil entre 1997 e 2013, investigando características de formação profissional, perfil e competências para atuação na área da saúde. A literatura revisada neste artigo apontou importantes avanços na formação em saúde, visando a integralidade e a superação do modelo biomédico. Entretanto, estudos realizados sobre a intervenção do PEF no SUS têm demonstrado divergências entre o perfil necessário e a formação no ensino superior. A atuação do PEF no SUS, e, especificamente no PAS, demanda o domínio de conteúdos teóricos, técnicas e vivências no campo da saúde coletiva, bem como a integração das instituições formadoras com os serviços de saúde, sobretudo por meio de canais permanentes de retroalimentação e discussão de problemas, avanços e necessidades.