Intervenção Motora e Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão Narrativa Envolvendo Programas Sem Abordagens Motivacionais e com o Clima de Motivação Para a Maestria
Por Glauber Carvalho Nobre (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 924 a 934
Resumo
O objetivo foi revisar na literatura as pesquisas que implementaram programas de intervenção motora, sobretudo, àquelas com o clima de motivação para a maestria (CMM). Método: as bases de dados SciELO, Sportdisscus, LILASC, Pubmed, Google acadêmico e Periódicos Capes foram pesquisadas. Foram realizadas busca manuais nas referências dos estudos publicados. O CMM é ima importante estratégia para a promoção do desenvolvimento integral de crianças uma vez que oportunizam a exploração da tarefa respeitando os recursos, geram nas crianças sentimentos positivos tais como orgulho, satisfação, autonomia e motivação para conquista, proporcionam a construção realista e positiva do autoconceito, autoestima e autocompetência percebida.