Intervenção Motora Lúdica Para Crianças com Características de Atraso no Desenvolvimento Motor
Por Giovanna Vargas Consoli Rennó (Autor), Marco Tulio Silva Batista (Autor), Gislaine de Fátima Geraldo (Autor), Lúcio Fernandes Ferreira (Autor), Alessandro Teodoro Bruzi (Autor).
Resumo
O desenvolvimento motor humano é um processo contínuo e dependente da interação entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa. Porém, esse processo não ocorre de forma típica para todos os indivíduos. O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos de um programa de intervenção lúdico, na coordenação motora de quatro crianças com características de atraso no desenvolvimento motor, de ambos os sexos e idade entre sete e 10 anos. As crianças foram caracterizadas com proficiência motora baixa a partir das avaliações KTK e TGMD-2, e em seguida, submetidas a um programa de intervenção executado com ênfase no desenvolvimento da proficiência a partir de jogos e brincadeiras. Após oito sessões de intervenção, as crianças foram reavaliadas por meio das mesmas baterias. Os resultados indicaram mudança positiva na classificação coordenação motora das crianças após a intervenção. Concluiu-se que esse programa foi eficiente em estimular mudanças positivas na proficiência motora dessas crianças.