Intervenção Multidisciplinar com Lesados Medulares em Um Hospital Universitário
Por Kathya Lopes (Autor), Leonardo Chaves (Autor), Rosangela Gama (Autor), Sonia Brito (Autor), Sarah Lima (Autor), Zania Pereira (Autor), Ricardo Santana (Autor), Saire Cantanhede (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução:A Faculdade de Educação Física da UFAM desenvolve em um Hospital
Universitário um programa que atendendo pacientes com lesão medular desde a
fase hospitalar até o período pós-alta - PROAMDE. Iniciamos esta atuação em
maio de 2000 em parceria com o Programa de Preparação de Alta para Sequelados
- PAPS, após verificarmos que algumas pessoas com seqüelas de lesão medular não
conheciam as características da sua condição e desconheciam as suas potencialidades
motoras. Chegamos até um Hospital de referência em Neurocirurgia onde
propusemos uma ação multidisciplinar para atender estes pacientes e seus familiares.
Objetivo: Diminuir o tempo entre a aquisição da deficiência e a aquisição do
conhecimento das suas potencialidades motoras e dos diversos aspectos inerentes a
esta nova condição, pelo paciente e seus familiares. Metodologia: Ao ser internado
com diagnóstico de lesão medular e autorizado pelo Neurocirurgião, é elaborado
um programa de atendimento pela equipe multidisciplinar do PROAMDE/PAPS
composta ainda pelo Professor de Educação Física, Assistente Social, Nutricionista,
Enfermeira e Psicóloga, para ser desenvolvido durante o período de internação
com o paciente e seus familiares, fase esta que chamamos de 1a etapa. Após a alta, o
paciente é convidado a retornar ao Hospital, para ser atendido pela mesma equipe
desenvolvendo agora ações visando sua independência/autonomia e principalmente
maior conhecimento teórico e prático sobre esta condição, fase que chamamos de
2a etapa e que teve seu inicio novembro 2003. As atividades são realizadas 2 vezes
por semana durante aproximadamente 2 meses em 18 sessões, onde são enfatizados:
desenvolvimento de habilidades motoras (manejo de cadeira de rodas, transferência,
equilíbrio), aperfeiçoamento das capacidades físicas, conhecimento de autocateterismo e auto-cuidado, direitos das pessoas com deficiência, aspectos nutricionais,
acompanhamento psicológico. São realizadas reuniões periódicas da equipe para
discutir o caso de cada paciente/aluno. Resultados: foram atendidos desde maio de
2000, 208 pessoas com lesão medular na primeira etapa, e na segunda etapa 37
alunos, divididos em 9 turmas. Conclusão: Baseados nas avaliações realizadas no
inicio e ao final de cada turma, cada aluno e a família apresentaram a aquisição de um
conhecimento em relação a essa nova condição, e que o atendimento multidisciplinar
tem favorecido ao alcance da autonomia destas pessoas.