Editora Sistema CONFEF/CREFs. None None. 86 páginas.

Sobre

Prefácio

Este documento tem como objetivo refletir sobre as experiências adquiridas pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, no exercício das atividades de acompanhamento da profissão, aproximando as demandas da sociedade à especificidade da formação em Educação Física, ofertada pelas Instituições de Educação Superior - IES, no nosso país. É grande, portanto, a responsabilidade de apresentar neste prefácio a construção de diversos atores, cujos resultados demonstram um comprometimento com a formação na educação superior e a qualidade da profissão em Educação Física. Dentre os assuntos abordados destacam-se os aspectos histórico-conceituais da Educação Física e que figuram como referência para a regulamentação da profissão; a valorização social e a consolidação dessa categoria profissional no conjunto das profissões da área da saúde; bem como, a definição das especialidades profissionais e especificidades da intervenção profissional. Nesse contexto, figura o diálogo entre o Sistema CONFEF/CREFs e as IES, sobre a intervenção profissional e formação superior, buscando evidenciar os limites e as possibilidades de atuação multidisciplinar. Esse pensamento é referenciado na qualidade da formação profissional como instrumento de defesa da sociedade no âmbito das atividades nas áreas relacionadas à Educação Física. Assim, ao longo do roteiro proposto neste documento, o CONFEF apresenta claro posicionamento sobre a reconhecida competência das IES no delineamento do perfil do egresso dos cursos de Educação Física e o papel determinante da sua formação na qualidade da intervenção dos profissionais. Com destaque para a formação inicial, abordam-se as dimensões da organização dos cursos de licenciatura em Educação Física e de bacharelado em Educação Física e as intervenções profissionais em cada uma dessas formações específicas. Nessa caracterização, discute-se: i) o processo de redefinição curricular dos cursos de licenciatura, a fim de dar clareza e objetividade à formação para o magistério na educação básica e ii) a estruturação do currículo do bacharelado. Talvez pudesse ficar melhor a estruturação do currículo de bacharelado voltado, inclusive, para o estudo das políticas públicas de saúde, assim como equipamentos e métodos relacionados à profissão e à intervenção específica na área. 10 INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA Dada essa conjuntura, o CONFEF ratifica a necessidade da formação em licenciatura voltada às atividades de docência, pesquisa e prática pedagógica, garantindo conhecimentos e competências requeridas para a docência na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, sem prescindir dos conhecimentos específicos das diferentes áreas de conhecimento. Quanto ao bacharelado, confirma o imperativo da centralidade na formação para desenvolver ações de: prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que promovam ou venham a promover a prática de atividades físicas, recreativas ou esportivas (BRASIL, 2004).

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