Intervenção do Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Municípios do Norte do Paraná
Por Silvana Cardoso de Souza (Autor), Mathias Roberto Loch (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 16, n 1, 2011.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as características de intervenção dos profissionais de Educação Física inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A amostra foi composta por sete profissionais que atuavam em municípios da região norte do estado do Paraná. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada que foi gravada e transcrita posteriormente. Para analise das entrevistas foi utilizado elementos da analise de conteúdo através do sistema de categorias. Todos os profissionais formaram-se em Educação Física - Licenciatura Plena. Em relação aos cursos de graduação, os sujeitos referiram pouca aproximação deste com a área de saúde pública, de forma que, a maioria dos sujeitos recorre a novos estudos para desenvolver seu trabalho. Sobre os aspectos do trabalho em equipe os profissionais entendem que esta é uma grande possibilidade de troca de informações e que possibilita a realização de trabalhos coletivos. A intervenção na atenção básica é re alizada na maioria dos casos através de grupos específicos de atividades físicas. Nestes, são desenvolvidos exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, caminhada, e em menor proporção exercícios de coordenação motora e atividades lúdicas. O número de pessoas atendidas nos grupos variou de 12 a 93 pessoas. A partir destes dados, percebe-se a necessidade de novos direcionamentos com o objetivo de aumentar a cobertura deste atendimento, uma vez que, deve a inserção do profissional de Educação Física na atenção primária ser um facilitador para o aumento das chances dos indivíduos serem fisicamente ativos.