Intervenção Profissional na Inclusão de Crianças com Deficiências no Ensino Regular: Um Estudo Piloto
Por Anelise Fagundes Oliveira (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 5, n 3, 2006.
Resumo
O processo de inclusão ocorre quando uma pessoa considerada diferente participa ou integra um grupo, o qual sofre adaptações no intuito de aceitar as diversidades de cada indivíduo que compõe o mesmo. No ambiente escolar não é diferente. As modificações inerentes nesse processo podem ser observadas na composição estrutural da escola, nas atitudes de docentes e discentes que procuram meios de realizar uma convivência significativa, junto ao trabalho de profissionais da escola, como diretores, coordenadores, inspetores, e de profissionais da saúde como médicos, fisioterapeutas, entre outros. O objetivo desse trabalho foi analisar os procedimentos e atitudes de profissionais de educação, um professor de educação física, um coordenador e um diretor que atuam no sistema de inclusão, com a participação de crianças com deficiências no 1°e 2º ciclos do ensino fundamental. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada, com perguntas destinadas aos profissionais da área escolar, de uma escola da cidade de Osasco. A análise do resultado foi realizada através do Discurso do Sujeito Coletivo, discriminando as categorias expressões-chave, idéias centrais e ancoragem do discurso dos sujeitos de pesquisa. Como resultado verificamos que existe concepção teórica por parte dos profissionais da escola, mas não fica explícito como o processo de inclusão tem se efetivado nas instituições de ensino para o aprimoramento da aprendizagem de seus alunos com e sem especificidades.