Resumo

Introdução: Exposições elevadas ao tempo de tela justificam a realização de intervenções para redução desse comportamento em crianças e adolescentes. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção sobre o tempo de tela, bem como identificar possíveis variáveis mediadoras (atitude, autoeficácia, suporte da família e dos membros da escola) do efeito da intervenção em escolares de Fortaleza, Ceará. Método: Estudo de intervenção randomizado e controlado. Das seis escolas de tempo integral existentes em Fortaleza, três foram submetidas ao programa “Fortaleça sua Saúde” e três compuseram o grupo controle durante o segundo semestre (julho a dezembro) de 2014. O estudo envolveu 548 escolares no grupo intervenção e 537 no controle, com idades de 11 a 17 anos, que cursavam do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. A intervenção focou na capacitação de professores, oportunidades para prática de atividade física na escola e redução do tempo de tela, bem como educação em saúde. Os estudantes responderam um questionário pré-intervenção e pós-intervenção, envolvendo questões sobre o tempo diário assistindo TV ou usando computador/videogame em dias de semana e do fim de semana. Tempo de TV, computador/videogame e tempo de tela total foram as variáveis dependentes.

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