Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo dos discursos de alunos dos anos finais do ensino fundamental, quanto às aprendizagens realizadas em relação à categoria de gênero, a partir de intervenções pedagógicas com esta temática nas aulas de Educação Física. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa que se inicia como bibliográfica e documental e vai ao campo tendo como instrumento a observação e os registros em diário de campo, bem como as elaborações dos alunos a partir das atividades propostas em aulas. Este estudo toma como base a abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 15 alunos do 8° ano do ensino fundamental, sendo 8 meninos e 7 meninas. O campo da pesquisa se efetivou numa escola pública da rede municipal de Moreno. As análises dos dados se deram por meio da utilização do método de análise de conteúdo categorial de Bardin (2011), que permite a criação de categorias, a fim de aproximar-se do objeto da pesquisa. Como considerações finais pôde-se verificar a perpetuação de compreensões conflituosas e preconceitos, ligados ao interesse por novas construções e novos entendimentos para estabelecer outras práticas sociais.