Intervenções táticas voltadas ao desenvolvimento cognitivo-decisório do centro do handebol na fase ofensiva
Por Rogelio García Bulgar (Autor), Fray Félix Sabourin Cachimaille (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 330, 2025.
Resumo
O arcabouço teórico do comportamento tático ofensivo no handebol em Cuba demonstra que esse processo se baseia em conceitos tradicionais; portanto, é necessário reorientá-lo de acordo com as expectativas atuais do contexto competitivo. O objetivo deste estudo é propor exercícios táticos ofensivos visando aprimorar a tomada de decisão em jogadoras de handebol centrais na faixa etária de 13 a 15 anos. Para a pesquisa, foram selecionadas as 10 jogadoras de campo da equipe feminina de handebol da faixa etária de 13 a 15 anos da Escola de Integração Esportiva Rafael Freyre Torres, em Guantánamo. Sete profissionais também compõem a amostra: quatro da equipe de gestão técnica da equipe; dois metodologistas; e o chefe técnico provincial, que foram selecionados pelo método de amostragem probabilística não intencional. A pesquisa surgiu da necessidade de responder à demanda tecnológica número 3 da Comissão Provincial para este esporte em Guantánamo, bem como atender à demanda da comunidade científica do handebol que defende a promoção de exercícios táticos ofensivos visando aprimorar a tomada de decisão. O ponto de partida é um diagnóstico da situação atual utilizando métodos científicos empíricos, como análise documental, observação e pesquisas. Conclusivamente, a triangulação dos métodos empíricos empregados corrobora a viabilidade da implementação dos exercícios propostos.
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