Interwaldorf: Experiência Esportiva Marcante na Opinião de Estudantes do 9º Ano de Uma Escola de Cuiabá-mt
Por Eliane Souza Oliveira dos Santos (Autor), Cleomar Ferreira Gomes (Autor).
Resumo
Introdução: A Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, difere de outras formas de educação, notadamente pela estrutura curricular, prática pedagógica e forma de gestão. Interwaldorf é um evento que celebra a prática esportiva entre estudantes do 9º ano de escolas brasileiras que a metodologia. A 18ª edição foi sediada pelo Colégio Waldorf Micael e Escola Waldorf Rudolf Steiner, no mês de setembro de 2019, na cidade de São Paulo. Reuniu mais de 400 jovens, de 17 escolas de diferentes cidades. Ausência de classificação ou premiação; ampla variedade de jogos entre as escolas e completar equipes com escolas diferentes, são algumas das características do torneio. Durante pesquisa de doutoramento, observou-se que a participação no Interwaldorf foi marcante para os estudantes. O Colégio Waldorf Brasilis, de Cuiabá, teve a primeira participação nas modalidades voleibol, handebol e basquetebol, masculino e feminino. Objetivo: Conhecer a opinião dos estudantes do 9º ano sobre a experiência no Interwaldorf. Metodologia: Pesquisa qualitativa e exploratória com 11 voluntários que relataram a experiência em participar do Interwaldorf. Resultados: Os estudantes afirmaram que a experiência foi positiva e mencionaram alguns adjetivos: incrível, ótima, muito boa, maravilhosa, interessante, marcante, muito especial e única. Destacaram companheirismo, coletividade e interação entres estudantes de diferentes escolas. Valorizaram a oportunidade de conversar e conhecer estudantes da mesma idade que compartilham experiências pedagógicas semelhantes. Descreveram como se sentiram compreendidos e conectados. Alguns reconheceram que outras escolas estavam melhores preparadas, porém ficaram satisfeitos com o desempenho e o resultado. Apontaram a satisfação em jogar, mas evidenciaram a importância em torcer e receber torcida oposta. Relataram como se sentiam acolhidos e unidos como uma grande família. Conclusão: Participar do Interwaldorf promoveu uma sensação de pertencimento e de reciprocidade. Eventos dessa natureza são salutares aos estudantes que se sentem valorizados e motivados com a prática esportiva solidária e inclusiva.