Introdução

Parte de Para Que Servem as Escolas? . páginas 9

Resumo

"Pesquisas recentes demonstram que grande parte da popula-ção, independentemente de seu nível educadional, não acredita na teoria da evolução. Não se trata de um fato isolado, onde a informa-ção transmitida pela escola entra em conflito com as interpretações literais dos textos religiosos. É um fenômeno muito mais amplo, de uma esquizofrenia intelectual de uma sociedade capaz de utilizar os desenvolvimentos tecnológicos, ao mesmo tempo que rejeita suas bases científicas. 

Essa esquizofrenia cultural alcança os níveis da sociedade. É evidenciada pelos programas de televisão que vêm sendo apresen-tados e que já contaminam as próprias emissoras educativas. Fica bem claro, ao se observar o comportamento de consumidores numa farmácia, onde, aconselhados por um balcânista mal alfabetizado, adquirem altas doses de vitamina C, que são urinadas em horas, ou gelatina idêntica à do supermercado, sem valor nutricional, como complemento que reforce unhas e cabelos. Como esperar que esta sociedade participe, como deve, de decisões que afetarão o futuro da nação e o de seus próprios descendentes, como: o que fazer com o lixo atômico, ou como investir os parcos recursos disponíveis na tentativa de competir para a descoberta de uma vacina para a AIDS, ou como tentar eliminar a desnutrição e a diarréia infantil?

O problema reside no nosso sistema educacional. A ineficiência é notória. Bastaria comparar o que aprende um aluno, após vários anos de inglês, na escola, com o que aprende em meses num curso particular.