Resumo

Objetivos – Os alvos deste estudo foram: a) apresentar um novo sistema de anotação para o registro de habilidades fundamentais de ataque durante uma partida de basquetebol e b) avaliar esse sistema comparando-o com os resultados obtidos via sistema de análise através de vídeo digital. Métodos – 15 jogos de basquete e 1039 jogadores ofensivos da Liga do Campeonato Masculino Grego, divisão I, foram utilizados como amostra para captar as habilidades ofensivas fundamentais, utilizando o sistema anotação e a análise videodigital. Os registros do sistema de anotação foram baseados nos números totais de passes, passes de peito, passe quicado, passe sobre a cabeça, dribles, erros técnicos, perdas de posse de bola, áreas de execução (do garrafão e do perímetro), lado de execução (esquerda-direita), e lances livres convertidos. Análise do coeficiente de correlação interclasses foi usada para avaliar o Sistema de Anotação em comparação com a análise de videodigital. Resultados – Os resultados revelaram um alto coeficiente de correlação interclasses para o sistema de anotação e análise de vídeo para todas as habilidades ofensivas fundamentais. A contagem de todas as habilidades ofensivas fundamentais, coletadas com o uso do sistema de anotação proposto nas quadras de basquete, foi quase idêntica à contagem coletada com o uso do sistema de análise de vídeo após o jogo. Conclusão – O sistema de anotação proposto é um instrumento confiável quanto ao fornecimento imediato e útil de informações sobre as habilidades ofensivas fundamentais durante tempos técnicos, intervalo (meio-tempo) e/ou fim da partida de basquete. O sistema de anotação pode ser utilizado por técnicos para fazer o skalt e na preparação para a partida, e/ou para assistir os técnicos na formação ou modificação dos seus planos de jogo, durante a partida.

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