Resumo

 

Objetivamos investigar os efeitos educacionais da Competição Esportiva na Escola de 1°grau (CEE), considerando que esta manifestação faz parte do universo ou sistema de representações sociais onde se reproduzem e/ou modificam as condições concretas da vida social e se constrói a consciência dos homens. Observamos que, dependendo da vertente de análise e interpretação utilizada pelos pesquisadores, tem-se definido princípios filosóficos que são utilizados para argumentar valores individuais e sociais que reforçam a formação de personalidades coerentes com os valores mais amplos que sustentam a ideologia do modelo de sociedade imperante. Para tanto, utilizamos entrevistas e análise documental com a finalidade de identificar o processo ontológico da competição. Verificamos, por um lado, pesquisas que, por evidenciar a competição como produto da lula pela sobrevivência das espécies, enfatizam a necessidade de cultivar atitudes associadas à legitimação de sua prática social. Outros estudos demonstram que o ser humano é cooperativo por natureza e que a competição se relaciona com fatores vinculados ao desejo de superação pessoal (agonismo) sem interesse de valorização dos mais aptos em detrimento dos demais e a procura de vitória a qualquer custo. Aspectos estes, característicos da sociedade capitalista que contribuíram com a perda da legitimidade da CEE, e subseqüente desvalorização social do professor de EF. O resgate desta manifestação cultural deve passar, necessariamente, por uma revisão científica e filosófica profundas, na busca efetiva do verdadeiro sentido e significado da competição na vida do ser humano.