Sobre
A diversidade e a complexidade das artes do circo constituem o ponto de partida de qualquer reflexão e simultaneamente são geradoras de grandes dificuldades para os estudos aprofundados na temática. Cotidianamente nos deparamos com novas possibilidades artísticas, com inovadoras formas de apresentar os conhecimentos circenses, bem como modalidades e práticas ainda pouco estudads e divulgadas. No primeiro volume do livro introdução à pedagogia das atividades circenses', abordamos de modo introdutório dez modalidades. Na oportunidade, buscando ampliar o debate abordamos outras sete modalidades, ainda voltadas para os conhecimentos elementares. Nosso compromisso também foi o de colocar ao serviço de artistas e pedagogos das artes do circo, conhecimentos sofisticados e atualizados, sem que os saberes clássicos fossem esquecidos ou desqualificados. Dedicamos ainda, parte desse segundo volume, para discutir aspectos formais e teóricos deste segmento artístico, saberes que permitem maior contextualização, visão crítica e educativa, e dessa forma, a consolidação de um campo do conhecimento denominado circo. Uma arte que, a nosso ver, pode e deve ser tratada com o mais profundo respeito pela ciência. Convidamos a todos, ao segundo ato de nosso espetáculo pedagógico circense, carregado de muita serragem, pipoca e alegria!
Sumário
-
Página
1 -
Prólogo
Por Donald B Lehn
Página
9 -
Página
11 -
Página
14 -
Malabares: Bolas
Por Rodrigo Malet Duprat Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
37 -
Palhaço
Por Luiz Rodrigues Monteiro Junior Marcio Parma Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
51 -
Página
67 -
Página
77 -
Página
89 -
Acrobacia Coletiva
Por Daniele Lopes Tanan Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
105 -
Mono Ciclo
Por Daniel de Carvalholopes Danilo Aparecido Morales Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
121 -
Tecido
Por Daniela Helena Calça Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
135 -
Trapézio Fixo
Por Daniela Helena Calça Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
155 -
Báscula
Por Gustavo de Arruda de Carvalho Marco Antonio Coelho Bortoleto Marco Antonio Coelho Bortoleto
Página
179 -
Página
188 -
Nutrição e Circo. Aspectos Complementares
Por Maria Luisa Beloto
Página
211 -
As Relações do Circo com a Escola
Por Jorge Pérez Galiardo Luis Linzmayer Gutiérrez
Página
221 -
Construção de Materiais
Por Luciana Coelho Bortoleto
Página
241 -
Página
260 -
Página
267 -
Página
271