Resumo

O objetivo do estudo foi fazer um inventário das ações motoras de crianças em situações livres num ambiente típico da infância, a escola de educação infantil. Buscou-se identificar quais eram as brincadeiras típicas das crianças estudadas e suas relações com idade e gênero. Quarenta crianças entre quatro e cinco anos foram observadas individualmente durante dez minutos, quando brincavam livremente. As crianças permaneceram mais tempo realizando comportamentos posturais seguido por manipulação e locomoção. Dos comportamentos, ficar em pé, sentar, andar, manipulação fina e segurar foram os comportamentos mais observados. Das brincadeiras, os meninos brincaram mais de areia, miscelânea e futebol. As meninas brincaram mais de areia, miscelânea e fantasia. As crianças de quatro anos permaneceram mais tempo brincando de areia e miscelânea, enquanto as crianças de cinco anos brincaram mais de areia, miscelânea, futebol e fantasia. A partir dessas observações pode-se perceber que as crianças exploram o ambiente físico onde estão inseridas, independente do sexo. Entretanto, o espaço físico claramente condiciona as habilidades executadas pelas crianças

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