Resumo
A tecnologia está presente nos mais variados segmentos das nossas vidas, impondo ao tradicional a necessidade de mudanças. Nesse sentido, a educação também é um lugar de mudanças constantes onde devem estar presentes os conhecimentos e as tecnologias mais avançadas. Atualmente, metodologias ativas baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) têm ganhado espaço no campo educacional. A utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e a adoção de modelos híbridos de ensino, dentre os quais se destaca a sala de aula invertida, são cada vez mais recorrentes. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as possíveis contribuições da metodologia da sala invertida nas aulas de Educação Física para estudantes de quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel José Batista em Itabira MG. Através da utilização de um diário de bordo foram registrados os dados de doze aulas de Educação Física, bem como as impressões do professor pesquisador sobre a utilização dessa metodologia de ensino. O conjunto de informações observado nas aulas foi utilizado para a construção de narrativas pedagógicas, a partir do olhar do professor pesquisador, sobre a sua experiência com a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas referidas turmas. A narrativa das experiências pedagógicas contribuiu para uma compreensão mais ampla sobre o objeto do presente estudo, pois permitiu ao professor pesquisador realizar um relato mais fiel dos seus sentimentos, anseios, angústias e perspectivas sobre o trabalho desenvolvido.