Resumo

Introdução: Crianças provenientes de diferentes contextos ecológicos e culturais podem desenvolver diferentes atividades, o que deve repercutir no desenvolvimento psicomotor. Objetivos: Este estudo visa averiguar as diferenças entre os hábitos motores - brincadeira e desporto - de crianças moradoras no perímetro rural e no perímetro urbano da cidade de Blumenau (SC), na faixa etária de 6 a 11 anos. Metodologia: Participaram 60 estudantes de ambos os sexo, de primeira a quarta série, dos períodos matutino e vespertino, nas escolas básicas municipais Albert Stein e Lúcio Esteves (perímetro urbano; n=20), e nas escolas isoladas Doutor Blumenau e Fortaleza (perímetro rural; n=40). Foram aplicadas individualmente entrevistas estruturadas, objetivando-se averiguar os tipos de atividades exercidas por eles durante os períodos de lazer e as atividades desportivas desenvolvidas sistematicamente. Resultados: As crianças do perímetro rural apresentaram 07 tipos diferentes de brincadeiras: boneca, pegar, bicicleta, comida, futebol, voleibol e quilica. As do perímetro urbano apresentaram 11 tipos: boneca, pegar, bicicleta, futebol, carrinho, corda, escola, computador, esconder, basquete e jogos diversos. Os grupos não se diferenciaram estatisticamente quanto à proporção de usuários de academias. As crianças do perímetro urbano, praticantes sistemáticas de esportes, mostraram vôlei, futebol, xadrez e natação, enquanto as do perímetro rural mostraram praticar vôlei, futebol e basquete. Conclusões: As crianças do perímetro urbano apresentaram, relativamente, uma maior diversidade de tipos de brincadeiras e de práticas desportivas do que as do perímetro rural. Estes resultados podem implicar em diferenças quanto ao desenvolvimento do esquema corporal em crianças provenientes destes dois grupos.