Investigação Comparativa dos Hábitos Motores de Crianças de áreas Urbanas Erurais do Município de Blumenau (sc)
Por Carlos Roberto de Oliveira Nunes (Autor), Nádia Fernanda Schmit (Autor), Suzana Leandro Gonçalves (Autor), Sidirley de Jesus Barreto (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: Crianças provenientes de diferentes contextos ecológicos e culturais podem desenvolver diferentes atividades, o que deve repercutir no desenvolvimento psicomotor. Objetivos: Este estudo visa averiguar as diferenças entre os hábitos motores - brincadeira e desporto - de crianças moradoras no perímetro rural e no perímetro urbano da cidade de Blumenau (SC), na faixa etária de 6 a 11 anos. Metodologia: Participaram 60 estudantes de ambos os sexo, de primeira a quarta série, dos períodos matutino e vespertino, nas escolas básicas municipais Albert Stein e Lúcio Esteves (perímetro urbano; n=20), e nas escolas isoladas Doutor Blumenau e Fortaleza (perímetro rural; n=40). Foram aplicadas individualmente entrevistas estruturadas, objetivando-se averiguar os tipos de atividades exercidas por eles durante os períodos de lazer e as atividades desportivas desenvolvidas sistematicamente. Resultados: As crianças do perímetro rural apresentaram 07 tipos diferentes de brincadeiras: boneca, pegar, bicicleta, comida, futebol, voleibol e quilica. As do perímetro urbano apresentaram 11 tipos: boneca, pegar, bicicleta, futebol, carrinho, corda, escola, computador, esconder, basquete e jogos diversos. Os grupos não se diferenciaram estatisticamente quanto à proporção de usuários de academias. As crianças do perímetro urbano, praticantes sistemáticas de esportes, mostraram vôlei, futebol, xadrez e natação, enquanto as do perímetro rural mostraram praticar vôlei, futebol e basquete. Conclusões: As crianças do perímetro urbano apresentaram, relativamente, uma maior diversidade de tipos de brincadeiras e de práticas desportivas do que as do perímetro rural. Estes resultados podem implicar em diferenças quanto ao desenvolvimento do esquema corporal em crianças provenientes destes dois grupos.