Resumo

Atualmente os Cursos de formação profissional em Educação Física vêm passando por reformas curriculares, sendo necessário ao aluno melhor direcionamento das atividades durante a graduação, bem como a aprendizagem de determinados conteúdos que irão propiciar-lhe melhor desempenho durante suas atividades futuras. O presente estudo teve como objetivo investigar a trajetória da disciplina Dança, presente no eixo curricular de seis universidades que contemplam o curso de Graduação e Licenciatura plena, em Educação Física, e promover uma reflexão sobre o papel desse conteúdo na preparação dos profissionais, evidenciando suas possíveis relevâncias e aspectos epistemológicos, artísticos e sociais. Os seis planos de curso apresentaram conteúdos distintos em todas as subcategorias: objetivo, carga horária, conteúdo programático e bibliografia. Através da análise dos conteúdos dos planos de curso da disciplina Dança desenvolvido nas instituições de ensino superior dos cursos de formação em Educação Física, encontraram-se fatores comuns que permitem um ensino de qualidade que atenda a uma perfeita integração com a área, no sentido de facilitar o aprendizado e, dessa forma, identificar a funcionalidade dos programas na preparação do graduando para o exercício da profissão. Dentre os objetivos analisados, encontraram-se quatro propostas comuns que identificavam a importância desse item para o desenvolvimento das atividades presentes nos conteúdos programáticos. Uma universidade não apresentou em seu plano de curso objetivos e algumas não utilizaram verbos adequados para a formulação desse item. Para a subcategoria conteúdo programático, onze itens foram comuns entre algumas universidades. Esses itens podem ser considerados como base para a organização de um plano de curso; entretanto não quer dizer que os outros itens não tenham relevância para um programa curricular. Quanto à subcategoria bibliografia, apenas cinco referências foram comuns e encontrou-se a presença de muitos itens com datas de publicação não atualizadas.Como sugestão e conclusão, este trabalho mostrou que a análise de conteúdo representa uma forma de intensificar e possibilitar o intercâmbio entre universidades em relação ao melhor programa a ser ministrado em suas disciplinas bem como a busca de uma formação de qualidade para o profissional de Educação Física, que necessita de objetivos e programas de disciplinas que busquem retratar, de forma mais adequada, suas necessidades enquanto futuros profissionais.

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