Resumo

Introdução Os esportes coletivos, como o futebol, são abordados a partir das habilidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas para um desempenho ideal. Nos últimos anos, o futebol juvenil tem sido relevante na pesquisa devido ao boom de participação, portanto, o objetivo do artigo é realizar um estudo bibliométrico da produção científica sobre futebol juvenil no campo do desempenho esportivo, identificando tendências, áreas de foco, colaborações científicas nesse campo e possíveis novas pesquisas. Metodologia Foi realizada uma revisão bibliométrica com a biblioteca Python pyBibX usando os bancos de dados Pubmed. A pesquisa foi restrita a artigos publicados entre 2014 e 2024 em inglês, espanhol e português, com a seguinte equação de pesquisa ("FUTBOL" OR "SOCCER" OR "FUTEBOL") AND ("JUVENIL" OR "YOUTH" OR "JUVENTUDE") AND ("Rendimiento Atlético – Deportivo" OR "Athletic Performance" OR "Desempenho Atlético" OR "Rendimiento Físico Funcional" OR "Physical Functional Performance" OR "Desempenho Físico Funcional"). Resultados Pode-se observar que os tópicos pesquisados com mais frequência são: treinamento, testes, fisiologia da corrida, desempenho esportivo e frequência cardíaca. Na relação da rede de citações, há uma relação entre 4 tópicos relevantes, o que reduz a variedade de tópicos a serem pesquisados. A região com mais material acadêmico é a Europa, com destaque para a Espanha e o Reino Unido. Na América Latina, os países que mais se destacam são Brasil e Chile. Conclusão A pesquisa sobre o desempenho do futebol juvenil revela uma tendência predominante de se concentrar principalmente no gênero masculino. A rede de citações mostra uma inter-relação entre quatro temas principais, limitando a pluralidade temática no campo. A Europa lidera a produção acadêmica, limitando as variáveis geográficas que isso implica. É fundamental ampliar a diversidade temática e incentivar estudos que incluam o gênero feminino para obter uma compreensão mais completa e equitativa do desempenho do futebol juvenil.

Acessar