Resumo

Essa pesquisa objetivou investigar a produção científica sobre a Pedagogia do Esporte em dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-graduação no Brasil. Logo, o referencial teórico discorre sobre esse campo de conhecimento. É um estudo caracterizado como “estado da arte”, cuja busca ocorreu no portal da CAPES, no mês de fevereiro de 2020. Dentre os 84 trabalhos encontrados, 10 (13%) atenderam a prerrogativa do lócus de pesquisa. Oito deles corresponderam a dissertações (80%), e dois a teses (20%), ambas as modalidades defendidas entre os anos de 2006 e 2017. Oito trabalhos versam sobre o ensino de esportes, dentre esses, quatro delimitaram a modalidade, já os outros quatro estabeleceram uma abordagem de modo generalizado.  Dois textos apresentaram temáticas relacionadas com os esportes, assim como a “mídia” e a “competição escolar”. Diante disto, considera-se imperativa a ampliação de pesquisas que estreitem a relação entre as novas tendências da Pedagogia do Esporte e a Educação Física Escolar.

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