Investimentos de Clube Esportivo na Formação, Desenvolvimento e Intervenção do Treinador
Por Luiza Darido da Cunha (Autor), Dagmar Hunger (Autor).
Em I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
No Brasil, podemos afirmar que o esporte é um fenômeno sociocultural de variadas manifestações e necessidades dos mais diversos tipos de praticantes (PAES, 2002). Além do mais, observamos que os clubes são muito comuns em nosso país, sendo local de importância a prática da modalidade e também da formação do treinador. Objetivo: Analisamos os resultados iniciais referentes à formação de treinadores das categorias de base de basquetebol de um clube tradicional de São Paulo; investigando-se, como esse clube dá suporte ao desenvolvimento profissional, bem como foi explorado como se procedeu à formação inicial e continuada dos treinadores. Métodos: Para a coleta de dados realizamos a técnica de entrevista semiestruturada com um treinador da categoria de base. Os dados foram analisados mediante a utilização da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000). Resultados: Das análises evidenciou-se: a) Pouca contribuição do clube no processo de formação dos treinadores; b) Aprendizagem formal dos profissionais por meio de clínicas; c) Aprendizagem informal dos treinadores por via de contatos com outros treinadores.Conclusão: Vale ressaltar que o estudo ainda se encontra em andamento, porém, observamos nesse clube algumas limitações ao processo de desenvolvimento profissional, como por exemplo, pouca valorização das categorias de base e pouca estrutura oferecida para os treinadores. Em relação à formação, destacam-se a aprendizagem formal com Clínicas específicas para a modalidade, e no contexto informal, a troca de experiências e informações com outros treinadores se faz relevante.Notamos que os treinadores aprendem por fontes diversificadas de conhecimentos, infelizmente, notamos que o clube não propicia o acesso á essa fonte de conhecimentos e não valoriza as categorias de base, que é vista como um gasto e não como um investimento. Defende-se a continuidade no processo de aprendizagem e que o clube valorize o processo de formação ao longo da carreira profissional do treinador.