Resumo

Tarcísio Vago reflete sobre a importância de políticas públicas integradas que propiciem medalhas, mas também divertimento e uma vida cidadã

“Acreditar na juventude, acreditar na rapaziada, como diria a música, e a rapaziada dá o show quando tem a oportunidade de mostrar a sua potência!”, enaltece Tarcísio Mauro Vago, professor do Departamento de Educação Física da UFMG, ao refletir sobre o futuro dos esportes no Brasil.

O sucesso de estrelas nacionais nas Olimpíadas de Tóquio – como Rayssa Leal, Isaquias Queiroz e Rebeca Andrade – tem cativado as crianças e despertado seu interesse por determinadas modalidades esportivas. Além disso, muitos têm se perguntado se o Brasil poderia se tornar uma potência esportiva, com medalhas em esportes cada vez mais diversificados. Segundo Tarcísio, que atua na docência de Educação Física e em escolas há mais de 35 anos, para que esse interesse tenha repercussões no futuro do país é preciso que exijamos investimentos em uma combinação de políticas públicas, que inclui não apenas a área do esporte, mas também da educação, do lazer, da cultura e da saúde.

Acessar