Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica em Psicologia do Esporte (PE) nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu em Psicologia (PSI) e Educação Física (EFI), recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que apresentavam teses e dissertações sobre temáticas relacionadas à PE, entre 1980 e 2012. Realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Os dados foram analisados segundo Bardin (1977) e apresentados em frequência das categorias: PPGs e respectivas instituições; dissertações e respectivos autores(as) e orientadores(as), áreas de formação e ano de defesa. Os resultados indicaram que os PPGs produziram 55 dissertações sobre PE. Dos seis PPGs em PSI, apenas um apresentou dissertações sobre PE (5% da produção). Em relação à EFI, dois PPGs apresentaram 52 dissertações (95% da produção). Quanto à formação dos autores, 70% tinham diploma em EFI, 9% eram formados em PSI, 9%, em Fisioterapia (FIS), 8% possuíam formação dupla e 4%, formação não identificada. Em relação aos orientadores, 67% eram da área da EFI e 33%, da PSI. Houve, portanto, dominância da EFI tanto na formação dos autores quanto dos orientadores. Os resultados foram discutidos à luz da teoria de Pierre Bourdieu (1983) e concluiu-se que ações deveriam ser dirigidas para promover o crescimento e o desenvolvimento da PE na área da Psicologia.

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