Resumo

No Iroman, 52% da prova é constituída pelo ciclismo. Ao encontro disso, considerando-se os ajustes biomecânicos necessários entre bicicleta e atleta foi criado o Bike Fit.

 

Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo geral, verificar a percepção dos atletas de Ironman sobre a utilização do Bike Fit.

 

Métodos: Aprovada pelo CEPH (parecer de n.º 6.222.355), a pesquisa foi aplicada, qualitativa e descritiva. Utilizou-se questionário eletrônico, com 14 (quatorze) perguntas abertas. A pesquisa foi realizada, no ano de 2023, com 06 atletas adultos e masculinos, residentes em Blumenau/SC.

 

Resultados: Todos os participantes sofreram alterações nas bicicletas, após a realização do Bike Fit. Por esse caminho, 100% dos participantes relataram maior conforto após a realização do Bike Fit. 80% dos atletas afirmaram que sentiram diferença na performance quando comparado ao Ironman sem Bike Fit. Com relação ao tempo de duração da prova de ciclismo do Ironman sem Bike Fit e subsequente com o Bike Fit, observou-se que todos os atletas apresentaram uma diminuição do tempo em sua prova de ciclismo, tanto quanto inferiram diferença no desempenho da prova.

 

Conclusões: Respondendo ao problema central da pesquisa, verificou-se que todos os participantes perceberam de maneira positiva, o uso do Bike Fit nas provas de ciclismo do Ironman. É importante considerar que todos os participantes reduziram seu tempo na prova de ciclismo, após o Bike Fit, o que corrobora com a literatura. Infere-se, portanto, que consideradas as percepções dos atletas de Ironman dessa pesquisa, submeter-se ao Bike Fit é prática oportuna e recomendada.

Acessar