Resumo

INTRODUÇÃO: Itinerário terapêutico pode ser definido como a busca de cuidados em saúde pelo sujeito a partir das dimensões individual e sociocultural. Assim, o objetivo do presente ensaio foi analisar a importância da compreensão da noção de itinerário terapêutico por parte de profissionais de Educação Física para atuar com doentes crônicos.
DESENVOLVIMENTO: Esse texto se ancorou em conceitos e referenciais teórico-metodológicos dos campos da Antropologia e Saúde. Foram resgatadas as noções de illness, disease e sickness a fim de relacioná-las à abordagem do itinerário terapêutico no âmbito da intervenção profissional em Educação Física. Foram utilizadas também as perspectivas de linha de cuidado e de trajetória assistencial com o intuito de problematizar as práticas corporais para as pessoas com doença crônica.
CONCLUSÃO: Destacou-se a importância do profissional de Educação Física se ater à noção de itinerário terapêutico para intervir com as práticas corporais. Discutiu-se a competência profissional de comungar as racionalidades biomédicas e socioculturais que atravessam a história de vida de cada praticante. Avançou-se na urgência da problematização interdisciplinar sobre o cuidado integral da pessoa com doença crônica que realiza as práticas corporais. Por último, foi sugerido um aprofundamento reflexivo e relacional entre o profissional de Educação Física e o praticante com base em seus itinerários terapêuticos.

Acessar