Itinerários da Educação Física na Escola: o Caso do Colégio Estadual do Espírito Santo
Por Valter Bracht (Autor), Rosely Maria da Silva Pires (Autor), Ana Flávia Sofiste (Autor), Sabrina Poloni Garcia (Autor), Felipe Quintão de Almeida (Autor), Elisa Barcellos da Cunha e Silva (Autor), Evânia Nunes de Angeli (Autor), Mauro Sérgio da Silva (Autor).
Resumo
Esse estudo analisa o itinerário da disciplina Educação Física no Colégio Estadual do Espírito Santo, no período de 1970 a 2000, procurando: identificar o discurso construído por ela para legitimar-se no currículo daquela escola; examinar as possíveis mudanças de sentido da sua presença no currículo; identificar os principais fatores internos e externos que influenciaram as características assumidas pela disciplina; analisar as soluções pensadas para superar a atual crise da disciplina no colégio. O estudo de caso realizado indica uma forte dependência da legitimidade e do status da disciplina Educação Física, dos desdobramentos da prática esportiva e das políticas públicas voltadas ao esporte competitivo.