Já Tô Bem Melhor Preparada Diante Desse Relacionamento Que a Gente Tem, Né?: a Relação Profissional Como Um Fator Influente na Prática do Professor de Apoio
Por Leonardo Ristow (Autor), Airton Nass Júnior (Autor), Matheus Fraga (Autor), Roberti Iaczczak (Autor), João Derli de Souza Santos (Autor).
Resumo
O professor de apoio tem extrema importância na inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar. Ele deve auxiliar o aluno para realizar as necessidades básicas e as atividades propostas pelo professor. Especificamente nas aulas de Educação Física este profissional se faz necessário, devido a falta de conhecimento, por parte dos professores, em desenvolver atividades adaptadas a esses alunos. Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi explorar fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar. Como metodologia de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Participaram do estudo, um professor de Educação Física, uma professora de apoio e uma aluna diagnosticada com paralisia cerebral. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e análise da literatura e documentos. A partir da construção de uma triangulação de métodos os dados foram analisados. Como resultado, foram encontrados três fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar: o papel do professor de apoio; a forma de contratação do professor de apoio e a relação entre o professor de apoio e o professor de Educação Física. Fica evidente, que no contexto investigado, a boa relação entre os professores é o principal fator que influencia na intervenção da professora de apoio.