Jayr Jordão Ramos e as fontes para a história da educação física (1930 - 1989)
Por Luciana Yumi Yara (Autor), Priscilla Kelly Figueiredo (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
Este texto é fruto de projeto de pesquisa sobre levantamento de fontes das publicações de Jayr Jordão Ramos coletadas na Revista de Educação Física do Exército (1936-1979), na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Brasileira (1930-1984) e no conjunto de textos do Prêmios MEC de Literatura desportiva e Jayr Jordão Ramos (1989). Entendemos que os textos produzidos pelo então professor da Escola de Educação Física do Exército e autor do livro Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nossos dias2 foi pouco explorado pelos estudos da historiografia brasileira. O objetivo inicial foi compreender esse professor como autor e como o mesmo “chegou” à História da Educação Física. O que o levou à condição de autor de um livro da área foi questão norteadora para levantamento das fontes. A fundamentação teórico metodológica na história do livro e da leitura a partir de Chartier (2000) e Galvão (2019) possibilitou análise da relação de autoria na sua trajetória profissional. Entendemos que para tentar compreender a função do mesmo como autor de um livro de História na área de Educação Física era necessário analisar sua autoria nas publicações anteriores. JAYR JORDÃO RAMOS E SEU LUGAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA Jayr Jordão Ramos, estudou na Escola Militar de Realengo em 1930 e, neste mesmo ano foi declarado aspirante a oficial. Com 23 anos, se formou no Curso de Instrutores do Centro Militar de Educação Física e, em 1934 foi nomeado instrutor da EsEFEx. Fez sua formação seguinte na École de Joinvill-le-Pont na França em 19353 , retornando no ano seguinte. Suas publicações na Revista de Educação Física do Exército, periódico da EsEFEx se iniciam imediatamente após sua volta ao Brasil. Em 1936, Ramos ocupa cargo no Departamento Técnico, colaborando com a modificação do novo Regulamento de Educação Física e Instrutor de Pedagogia para Oficiais. Ao longo de sua trajetória profissional de quatro décadas na EsEFEx, foi encarregado pela Educação Física Infantil, chefe de sessão de Educação Física e Desportes do Departamento de Ensino, diretor de estudos, instrutor de remo, instrutor de esgrima, diretor da Revista de Educação Física e comandante da Escola4 . Ao todo foram levantadas 58 publicações da Revista, das quais 19 não foram encontradas5 . É possível dizer que Ramos sempre esteve envolvido no projeto da formação de uma Educação Física nacional ligada ao Exército. A maior parte da produção do autor concentrou-se em temas como: Treinamento de combatente, Educação Física Militar, Treinamento esportivo, incluindo nessa categoria as chamadas Secção Pedagógicas, Manuais de Treinamento Físico Militar, Métodos Ginásticos, Organização de competições esportivas, Lingíadas, Olímpiadas, Educação Física Feminina e, principalmente, as formulações de novos regulamentos e manuais para o ensino na ambiência militar.