Jejum intermitente associado com exercício resistido diminui obesidade central e acúmulo de gordura no fígado de camundongos
Por Gustavo Almeida Iasniswski (Autor), Ana Paula Azevêdo Macêdo (Autor), Larissa Moreira Dias (Autor), Guilherme Correia Ferri Antonio (Autor), Jose Rodrigo Pauli (Autor), Guilherme Domingos Brisque (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A obesidade central é um fator de risco chave no desenvolvimento da resistência à insulina, esteatose hepática e desregulação da homeostase glicêmica. O exercício físico resistido e o jejum intermitente isoladamente têm sido estratégias capazes de mitigar os impactos negativos da obesidade. Contudo, a combinação dessas estratégias, especialmente em relação ao dimorfismo sexual na obesidade e co-morbidades, precisa ser amplamente explorada. Objetivo: Investigar os efeitos do jejum intermitente combinado com exercício resistido na obesidade e acúmulo de gordura no fígado em camundongos machos e fêmeas alimentadas com uma dieta hiperlipídica. Métodos: Camundongos Swiss de ambos os sexos (10 semanas de vida) foram distribuídos nos grupos: Controle (CTL), alimentados com dieta padrão; Obesos (OB) alimentados com dieta hiperlipídica (DHL); Jejum intermitem (JI) alimentados com DHL e submetidos ao JI; JI+Exercício resistido (ER), alimentados com DHL e submetidos ao JI e ER concomitantemente. O JI foi realizado por 12 horas/dia (ciclo claro), sem restrição hídrica. O protocolo de ER consistiu em corrida atada com sobrecarga equivalente a 85% da capacidade máxima de carregamento. Foram realizados testes de desempenho de força, análise de tolerância à glicose e insulina, peso e adiposidade corporal (central e periférica), histológicas do tecido adiposo perigonadal e do conteúdo de lipídeos no fígado. Análise estatística constitui-se de ANOVA one-way e two-way, seguidas pelo post hoc de Tukey, quando necessário, p<0,05. Resultados: Os camundongos machos e fêmeas submetidos ao JI e JI+ER apresentaram redução do peso e da adiposidade corporal, aumento da tolerância a glicose e melhora na sensibilidade a insulina. No entanto, os resultados de tolerância à glicose não diferiram entre as fêmeas para os grupos JI e JI+ER. O acúmulo de gordura no fígado foi reduzido mediante os protocolos de JI e JI+ER tanto para machos quanto para as fêmeas em relação aos animais que receberam DHL. Por outro lado, somente os animais exercitados apresentaram aumento de desempenho de força. Conclusão: Os resultados mostram que a combinação de JI com ER pode ser uma estratégia mais eficaz para dirimir os impactos da ingestão de uma dieta hiperlipídica, prevenindo a obesidade central e o acúmulo de gordura no fígado em comparação com o JI isoladamente em camundongos de ambos os sexos.