Jiu Jitsu Como Instrumento de Tratamento Para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
Por Leonardo Sprovieri Lima (Autor), Maíra Ferreira do Amaral (Autor), Victor Augusto Meneguini Fontes (Autor), Crislaine Rangel Couto (Autor), Lucieny Almohalha (Autor), Suziane Peixoto Santos (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de jiu jitsu no desempenho motor e nas habilidades funcionais (autocuidado e função social) de crianças com TEA. A amostra constituiu de seis crianças, três do grupo controle e três do grupo experimental com idades entre 6 e 12 anos submetidas à prática do jiu jitsu. A intervenção teve duração de um ano e três meses (80 sessões). Os instrumentos utilizados foram o Test of Gross Motor Development-2, e o Pediatric Evalution of Disability Inventory. Os resultados apontam melhoras significativas do grupo experimental após a intervenção no desempenho manipulativo, no autocuidado, na função social, e menor ajuda dos pais para a realização das tarefas. É possível concluir que o jiu jitsu representa um instrumento de tratamento para o TEA contribuindo para o planejamento das intervenções e auxiliando os treinadores e os profissionais da saúde.