Jiu-jítsu na EPG Manuel Bandeira
Por Everton Arruda Irias (Autor).
Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 146 - 156
Resumo
A tematização que aqui será descrita aconteceu no segundo semestre de 2019, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira, e envolveu as turmas de 4º e 5º Anos. A escola está situada no bairro Alvorada, na cidade de Guarulhos, e faz parte da rede municipal de ensino.Retornando do período de recesso escolar, começamos, os(as) alu-nos(as) e eu, a pensar em possibilidades de temas para estudo. Para tanto, conversamos sobre as práticas corporais acessadas durante o período que estiveram ausentes da escola, fossem aquelas que praticaram, observaram no bairro ou assistiram na televisão, internet, etc. As manifestações cita-das foram organizadas em um quadro e, na aula seguinte, passamos a olhá--lo com mais atenção. Os(as) alunos(as) expuseram seus conhecimentos e representações sobre as danças, lutas, ginásticas, esportes e brincadeiras que estavam relacionadas no quadro. Vale aqui salientar alguns aspectos importantes: no primeiro semestre, os temas de estudo foram parkour e brinquedos sobre rodas e, nesse ano, a escola tinha como Projeto Estruturante o tema “A humanidade e suas tecnologias”. A E.P.G. Manuel Bandeira, dentre diversas práticas pedagó-gicas que fizeram-na ser “caracterizada” como “Escola Inovadora”, adotou os ‘Projetos Estruturantes” para orientar as atividades didáticas propostas por cada professor e cada professora em suas aulas. O tema do projeto é definido e discutido no início do ano letivo pelo grupo docente, que busca adotar uma prática de mapeamento das práticas culturais da comunidade para orientar a definição.