Joga Bonito: Um Estudo de Caso Aproximando a Educação Física e AIndústria Cultural
Por Frederico Vieira Dias (Autor).
Resumo
É cada vez mais observável a importância que a televisão tem assumido em nossa soci-edade, nos seus mais diversos segmentos. Abordamos o tema do ponto de vista da Esco-la de Frankfurt, o que significa considerar a televisão como parte fundamental do siste-ma de comunicação, garantindo ele o funcionamento da Indústria Cultural, e uma for-mação cultural fora da escola. Temos como objetivo relacionar contemporaneamente os conceitos acerca da indústria cultural com o diálogo que a educação e, especificamente nesse caso a Educação Física, deve manter com a realidade. Para tanto, analisamos, à luz da Teoria Crítica, o reality show “Joga Bonito”, transmitido pela emissora televisiva Bandeirantes. O programa analisado influencia tanto os participantes como os telespec-tadores no sentido da manutenção da atual sociedade valorizando elementos que carac-terizam a semicultura, logo, o professor assume papel central na análise crítica de tal produto da indústria cultural.