Jogadoras de Futsal de Alto Rendimento Pertencem Ao Extrato Socioeconômico B2, e Apresentam Sono Ruim e Distêbios do Sono
Por José Guilherme Bottentuit Vieira (Autor), Marlon Lemos de Araújo (Autor), Ester da Silva (Autor), Diogo Matheus Barros da Silva (Autor), Bruno Luiz Galvão de Miranda (Autor), Wilkler Bomfim Araújo (Autor), Antonio Coppi Navarro (Autor).
Em 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Introdução: O Futsal é uma modalidade esportiva com características intermitentes e de alta intensidade, que exige capacidades físicas aeróbias, anaeróbias e fatores socioambientais interferem nessas variáveis, dessa forma no desempenho. Objetivo: O objetivo desse estudo foi identificar o extrato socioeconômico, a escolaridade o tempo de treinamento e a qualidade do sono de jogadoras de alto rendimento do futsal. Metodologia: A amostra desse estudo foi de 12 atletas de alto rendimento da equipe de Futsal do Moto Club, todos do gênero feminino com idade mínima de 20 e máxima de 33 anos com média 26,75 ±5,05; e estatura mínima de 151 e máxima de 168 cm com média de 159,33 ±5,70; e massa corporal mínima de 49,4 e máxima de 77,6 kg com média 60,55 ±9,53. Para identificação do extrato socioeconômica foi utilizado o questionário socioeconômico da ABEP (2015), para a escolaridade, o tempo de treinamento em anos, a frequência de treino semanal e as horas por dia foi por questionário com questões objetivas e fechadas, e a Qualidade do Sono pelo Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh versão em português do Brasil (PSQI-BR). Todos os amostrados participaram livre e espontaneamente. No tratamento estatístico foi utilizada a estatística descritiva. Resultados: Das atletas, 2 (16,66 %) se encontram no extrato socioeconômico A, 7 (58,33%) no extrato B1 e 3 (25%) no extrato C; de acordo com a Escolaridade 5 (41,66%) possuem o Ensino Médio Completo, 4 (41,66%) Ensino Superior Incompleto e 3 (25%) Ensino Superior Completo; quanto ao Tempo de Treinamento em ano, todas as atletas treinam há mais de 3 anos; 2 atletas (16,66%) treinam uma vez por semana, 1 (8,33%) treina duas vezes e 9 (75%) treinam três vezes na semana. De acordo com as horas de treino por dia, 6 (50%) treinam mais de uma hora e menos de duas horas, 4(33,33%) treinam mais de duas horas e menos de três horas e 2(16,66%) treinam mais de três horas; em relação à qualidade do sono, 6 (50%) estão na classificação ruim e 6 (50%) apresentam Presença de Distúrbio do Sono. Conclusão: Jogadoras de Futsal de alto rendimento se encontram no extrato socioeconômico B2, apresentam alta escolaridade, treinam três vezes por semana entre uma e duas horas e apresentam distúrbios do sono.